Davi de Souza – JOCUM
“Para ser um profissional cristão você precisa envolver Deus naquilo que você faz, porque todo conhecimento vem d’Ele”
Desde antes de nascer Deus sonhava com você. Esse sonho incluia muito mais que simplesmente determinar a hora de seu nascimento e de sua morte. Esse sonho tem a ver com tudo que está relacionado à sua vida. Salmos 139:16 nos revela sobre isso de maneira clara e profunda: “Os teus olhos viram o meu embrião; todos os dias determinados para mim foram escritos no teu livro antes de qualquer deles existir.”
Isso mostra o quanto seu caminho, sua vida e seus dias são importantes para Ele. Ele não só viu, mas também planejou O MELHOR, enquanto você ainda era um embrião. Saber disso nos faz entender o quanto cada passo que damos é importante para Ele. Deus se importa com cada caminho que tomamos, pois Ele sonhou conosco por muito tempo. Sonhou com você, com sua vida e também com a sua profissão.
Partindo dessa premissa, você consegue compreender a importância das suas escolhas?
Efésios 2:10 diz o seguinte: “Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou de antemão para que nós as praticássemos.” Deus te chamou para boas obras, e essas boas obras não tem a ver somente com os outros, tem a ver com você também. Por essa razão é muito importante entender três coisas ao escolhermos uma profissão, seja antes ou durante a universidade, caso pensemos em mudar de curso.
Primeiro, precisamos entender qual é a vontade de Deus para nossa vida. Assim como Ele viu você antes de nascer, ou seja, o conhece muito bem, Ele também quer compartilhar, de forma clara, qual seria o melhor caminho a seguir em relação à sua profissão, por saber exatamente para onde você deve ir. Por isso devemos colocar nosso coração diante d’Ele para compreendermos as boas obras que foram reservadas de antemão para cada um de nós.
Na maioria das vezes você pode perceber o que Deus tem preparado para você viver, tanto que Ele compartilhou dons com cada pessoa na face da Terra. Dons específicos, que as pessoas conseguem exercer naturalmente, sem necessitar de muito esforço. Claro que mesmo assim seria importante colocarmos isso diante de Dele para recebermos uma confirmação, porém, o que claramente não pode ser negado é que aquele que tem o dom para algo, naturalmente irá exercê-lo em algum momento da vida, pois dom é dom. Tiago 1:17 diz “Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, que não muda como sombras inconstantes.” Então se você percebe que tem o dom para agir de forma conciliadora entre as pessoas, provavelmente esse é um dom que vem de Deus, uma habilidade que Ele quer que você use.
Segundo, sua profissão é algo que você deve se sentir apreciado em fazer. Quando você se imagina sendo o profissional em que está se formando, você tem aquela sensação de que estará fazendo o melhor e as pessoas que estão ao seu redor estarão apreciando esse trabalho também? Se sim, isso é um bom sinal de que você estará no caminho certo para aquilo que deve ser seu chamado, pois você terá o dom e apreciação das pessoas, fazendo com que você se sinta feliz e realizado, e isso é realmente importante para a vida e a carreira de qualquer pessoa.
Terceiro, a sua escolha deverá servir não somente você mesmo, mas também às pessoas. Temos visto muitos utilizarem a carreira somente como possibilidade de riqueza. É muito comum vermos pessoas rebaixando o dom de Deus à simples mercadorias para construir seus impérios. O dinheiro em si não é ruim, você vai precisar dele, mas qual deveria ser a intenção do coração ao utilizar o dom de Deus dado a nós? – Servir os outros, certo? Então, segue algumas perguntas que deveriam ser feitas a nós mesmos: Isso serve o meu próximo? Demonstra amor aos outros? Revela a dignidade para os que estão ao meu redor? Se essas respostas forem sim, certamente você estará fazendo aquilo que Deus sonhou para que você fizesse em relação à sua profissão. Dessa forma você estará servindo a Deus, pois O honrá-lo tem a ver também com honrar e cuidar do seu próximo.
Para ser um profissional cristão você precisa envolver Deus naquilo que você faz, porque todo conhecimento vem d’Ele. Na presença do Criador de tudo e dono de todo o conhecimento, você não só sairá na frente, como também terá a possibilidade de abençoar em um âmbito muito maior. Claro que com toda essa benção sendo espalhada através de você virão as lutas, e por isso também quero te dizer que você vai ter que permanecer firme. Em qualquer profissão ou carreira temos oportunidades de desistir do que é correto e simplesmente seguir o que é mais fácil e cômodo, mas se você tem o chamado de Deus, não desista. Mesmo que muitas pessoas estejam contrárias à Verdade, você precisa estar alicerçado na Sua Palavra e no chamado d´Ele para a sua vida, chamado de ser um excelente profissional e de ser benção nessa carreira, sem duvidar e nem olhar para trás.
Galileu é um grande exemplo em relação à perseverança. Em meio à inquisição da Igreja Católica ele afirmou que a Terra girava em torno do Sol, o que era uma heresia para a Igreja, porém, mesmo correndo risco, ele permaneceu com sua teoria, que depois veio a ser comprovada. Em alguns momentos também devemos começar do pequeno, sendo influentes em tudo que fazemos. Não precisamos esperar nos tornarmos pessoas da alta sociedade para então influenciarmos. Porque não começar agora na Universidade, em todos os patamares?
Devemos sempre trabalhar com excelência, assim como Calvino, que apesar de ter servido limpando os esgotos da cidade, foi um dos teólogos de maior influência na Reforma Protestante, influenciando o mundo, e sendo um dos precursores do Prebiterianismo mundial. Talvez tenhamos que começar fazendo os trabalhos “mais baixos”, mas isso não quer dizer que sejam de menor importância para o caminho que Deus traçou para você.
Depois dessa nossa reflexão, você acredita que deve continuar no curso que está atualmente? Você acredita que a escolha do seu futuro curso está debaixo da vontade de Deus pra sua vida? Se sim, então siga em frente naquilo que Deus está direcionando, que certamente será o caminho que você deve seguir, usando sua profissão para honrá-lo e servir as pessoas. Que tudo que você fizer seja a expressão do Evangelho, e que todas as vezes que tiver oportunidade, você não deixe de compartilhar da Salvação.
Revisão de texto: Moni Monteiro